Crie seus apps Android

Crie seus apps Android
Aprenda no site do MIT como criar APPS Android

sábado, 25 de março de 2017

Manual de sobrevivência financeira para atendentes de suporte técnico em empresas de TI

Olá leitores! Como sabem, trabalhei alguns anos como suporte técnico em call centers de empresas de TI mas consegui sobreviver e hoje, após muita lutas e sofrimentos, consegui um posto melhor, menos estressante e mais bem remunerado.

Por isso, vou dividir com você meus apontamentos para os juvenis iniciantes que entram na área de TI por essa grande porta que é a área de suporte técnico com seus contactis centers.

O suporte técnico é a porta de entrada para a área de TI: lá você vai aprender muita coisa valiosa, mas se cair nas ilusões modernas pode acordar tarde demais...



Manual de sobrevivência financeira para atendentes de suporte técnico em empresas de TI: como não passar o resto de sua vida trabalhando como um louco, ouvindo groselhas de clientes/usuários idiotas, engolindo sapos e ganhando mixaria em empresas de TI. 


O contact center ou call center de empresas de TI com suas vagas de suporte técnico, é a grande porta de entrada para a maioria dos juvenis que ingressam em cursos da área tecnológica.

Tirando os gênios que desde cedo aprenderam sozinhos a programar, o resto, a massa de estudantes
dos cursos de TI geralmente conseguem seus primeiros empregos ou estágios em call centers de empresas de TI atuando como analistas de suporte técnico, help desk, analistas computacionais etc. Existem várias nomenclaturas para a atividade, mas no fundo: É TUDO A MESMA MERDA misturando conhecimento em TI com a infame atividade de pastelaria-telemarketing...

Segue abaixo meus conselhos, compartilho de coração para que os juvenis inocentes que iniciam a árdua caminhada em nossa área, não se percam em ilusões autodestrutivas e acordem tarde demais e quando menos esperarem, percebam que estão velhos, cansados e ainda estão presos no UMBRAL chamado CALL CENTER DE SUPORTE TÉCNICO com um HEAD-PHONE que tem cheiro de bafo de cavalo preso na cabeça. Espero que alguns que leiam esse texto, possam detectar as ilusões que nos prendem numa carreira de fracasso e pobreza.

1- ESTUDO: estude sempre apesar de pensar que está ganhando mais que seu primo chulé que cursa Letras e faz estágio não remunerado! A área de TI em comparação com as outras atividades profissionais costuma pagar bem, dificilmente um estudante de humanas entra num estágio ou primeiro emprego ganhando tanto quanto um moleque ganha em qualquer área de TI. O que eu mais vi em minha vida foram pessoas que iludidas por acharem que estavam ganhando bem, largaram a faculdade e desceram ladeira abaixo ficando desatualizadas e com conhecimentos inúteis. 

2-DINHEIRO: sempre guarde parte ou todo o seu salário, principalmente se você é solteiro e mora com o papai e com a mamãe! Esse é o começo da ruína de muitos que fracassam na área: torram tudo o que ganham no bar para compensar o stress diário que sofrem, como passam o dia inteiro ouvindo groselha de usuários e clientes idiotas, é comum no dia de pagamento a galera se juntar e ir em barzinhos e se auto-destruírem com álcool, petiscos superfaturados gastando até o que não tem. Acabou o expediente? Vá pra casa seu idiota! Não lugar melhor do que seu quarto para descansar, nem se compara em ficar num bar imundo cheio de bêbados conversando merdas e gastando dinheiro.

3-TATUAGEM: outra porcaria que só atrasa a vida e sangra seu bolso: como o atendente sofre um tipo de despersonalização por realizar uma atividade frenética e vira apenas uma voz que é ouvida pelo cliente que liga no call center, o sujeito busca algo para se afirmar e um dos meios mais idiotas é o de se rabiscar todo com tintas fazendo tatuagens idiotas que custam os olhos da cara. Vi idiotas que gastavam todo o salário do mês ou que juntavam 6 meses de salário para se rabiscar com desenhos escrotos que no fim, não chamavam a atenção de ninguém e ainda deixavam eles mais pobres e endividados, qual o sentido disso???   

"Diga-me o tamanho e local de sua tatuagem que direi o quanto retardado tu és!"  


4-CASAR OU SE JUNTAR: outra ilusão que leva ao fracasso muito moleque que tinha tudo para ser bem sucedido na área! Vi muito cara novo rodar nessa ilusão por achar que estava feito na vida! O cara  mal saiu da faculdade e já foi se casando ou se juntando com molecas cabeças de bagre como eles, isso quando não se juntavam com uma mãe solteira do financeiro ou uma assistente gostosinha do RH largada do marido e se reproduziam como coelhos: como um cara que ganhar R$1.500,00 se atreve a por filhos no mundo ou assumir filhos de outros machos??? Nem preciso dizer que esses casamentos não duravam nem 3 anos: depois de muitos stress vinha a separação com muito prejuízo na forma de pensões e partilha para o cara... Também vi sujeitos mal remunerados que permaneciam casados e todo ano eram aplaudidos pela equipe porque novamente iam ser papais! FACELPAM! SPLAT!

5-CARROS: outra babaquice que muito moleque que entra na área faz: o cara compra um carro de luxo parcelado em trocentas vezes e então, passa a usar todo o seu salário para manter o bebedor de gasolina! Isso eu não entendo de jeito nenhum! Quantas vezes não ouvi moleques ligando para o papai ou para a mamãe e implorando ajuda para pagar o IPVA do ano pois não tinha dinheiro para isso ou que estavam sem gasolina com o carro parado no estacionamento da empresa!! Se for para gastar seu dinheiro que seja com algo que traga mais dinheiro e não mais gastos seu retardado! Com a grana de um carro de luxo, ou melhor, com muito menos você compra um carrinho de pipocas e paga pra algum morto de fome de confiança vender pra você e assim ganha um ativo disso. 

6-MODISMO: os ambientes de empresas de TI são repletos de estrelinhas e gente que se sente super-modelos de passarelas de Paris... O cara com baixa auto estima entra num local assim e fica deslumbrado e pensa "Uau! Preciso acompanhar essa luxuria toda senão vou ficar de fora!" e então, toca a gastar seu magro salário em roupas de griffe, perfumes de frascos com 10 ml que custam o olho do ânus, Iphones e outras coisas que vendem a ilusão de que se você possui aquilo você faz parte da elite... 

7-RELAXAR COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ: pois é, o cara entra numa mega empresa de TI, que ajuda a pagar cursos técnicos na área e que reembolsa valores de cursos de línguas e certificações e o JUMENTO, RETARDADO E IDIOTA, ignora tudo isso e prefere investir pagando do seu próprio bolso academias de musculação da moda ou esportes radicais idiotas como saltar de paraquedas todo fim de semana ou se pendurar numa corda e se jogar de um penhasco numa cidadezinha chulé do interior de São Paulo! PQP! VTNC! Como pode isso????? Seu retardado! A empresa TÁ PAGANDO PRA VOCÊ ESTUDAR seu JUMENTO! Aproveite! Cuide do seu corpo e saúde sim, mas para isso não precisar gastar metade do seu salário em academias cheias de gente cheirando a Dolce Gabana e Ferrari! Os músculos um dia definham mesmo tomando doses cavalares de GH ou testosterona, mas o conhecimento sempre será seu e sempre será valorizado. Se a empresa paga ou reembolsa aproveite e se destrua nos estudos! Você não vai se arrepender no futuro!

Enfim meus nobres leitores, perdoem meu linguajar, mas acredito que para despertar quem está preso na ilusão, somente gritando e chacoalhando, eu mesmo cometi alguns erros e afundei em algumas ilusões acima mas por muito esforço e dedicação, consegui superar todos e hoje posso dizer que estpu tranquilo em relação ao dinheiro e carreira, se na época que eu iniciei minha caminhada na área eu tivesse lido um texto assim eu com certeza teria passado longe de muitas frustrações e teria chegado mais cedo aos meus objetivos.

Att Gerson Rav
  
  

segunda-feira, 20 de março de 2017

Voltei!

Olá amigos que acompanham o blog! Finalmente voltei!

Depois de passar um tempo testando minhas habilidades como MEI numa parceria desastrosa com um cara irresponsável dono de uma empresa média semi-falida, abandonei esse projeto e finalmente consegui uma ótima colocação no mercado de trabalho voltando ao antigo regime CLT.

Sempre fui mercenário mesmo: só trabalho pra que me paga mais e nunca hesitei em pedir demissão tão logo encontrava um emprego melhor, tanto que NUNCA FUI DEMITIDO, sempre pedi demissão.

O dinheiro que recebi das minhas trocentas contas inativas do FGTS finalmente estão em meu poder e para completar minha felicidade, finalmente PAGUEI TODAS AS MINHAS ANTIGAS DÍVIDAS que nem eram minhas com um dinheiro que recebi inesperadamente: minhã irmão voltou para São Paulo e me entregou uma boa quantia em dinheiro! Transferiu para minha conta uma quantia boa de verdinhas! Segundo ela, esse dinheiro estava em uma conta conjunta da minha mãe com ela e minha mãe tinha dado instruções para ela me dar metade dessa grana depois que ela (minha mãe), morresse. Paguei minhas dívidas com essa grana e ainda sobrou 85% desse dinheiro!  

Minha irmã disse que só não me deu antes o dinheiro pois estava aguardando o período de resgate já que parte estava aplicada num fundo não sei do quê no banco.

Esse ano 2017 começou muito bom pra mim! Pela primeira vez na minha vida tenho uma boa quantia de dinheiro acumulada! E agora que tenho dois aluguéis que recebo mensalmente, minhas atividades de técnico nos dias de folga e meu salário CLT, estou tranquilo no que diz respeito à dinheiro.

Dinheiro! Corri tanto atrás de você e quando menos esperava foi você que veio atrás de mim!


Parei com as atividades do meu micronegócio de vendas depois que arrombaram meu portão duas vezes de madrugada e depois de uma tentativa de assalto, isso que é ruim aqui no Brasil: nem segurança e tranquilidade você tem para empreender uma birosca... Por isso que isso aqui está indo pro brejo e não tem emprego.

Sobre minha parceria com um "empresário": desisti pois o cara além de ser um enrrolão, me jogava R$2.000,00 nas minhas mãos e falava: "Ah! Contrata uns 4 estagiário aê, joga cada um em um condomínio e paga pra eles 600 conto que eles ficam felizes!", acontece que o serviço, consistia em prestar suporte em TI para 4 condomínios de luxo nos jardins, contando com os sistemas informatizados de biometria, câmeras de segurança e cercas inteligentes.

Como pagar "600 conto" e exigir que um moleque zueirão no primeiro ano de faculdade fosse responsável? Só esses moleques aceitavam trabalhar por um salário mínimo que eu pagava pois sou justo e não ia pagar "600 conto"!

Detalhe: eu fazia o papel de empresa contratada e tinha que ser ao mesmo tempo"setor de RH" e "gestão e planejamento" da empresa dele e tinha que me virar com tudo! E isso não pode no regime MEI! Mas o pilantra dizia: "Ah! Claro que dá! Agente torce um negócinho aqui, outro negócinho alí no contrato e fica tudo bem! Aqui é Brasil tetinha, pode tudo!".  

Só sei que cansei pois era só problema pra cima de mim: o empresariozão nunca aparecia pra ajudar, os moleques só davam trabalho, faziam tudo errado ou mentiam dizendo que estavam nos condomínios quando na verdade estavam em casa ou no shopping...

Desfiz a parceria com esse cara enrrolão e cai fora do MEI. O picareta até queria usar meu MEI pra ficar tirando empréstimos no BNDS! Claro que eu disse um enérgico "NÃO!" e larguei ele e seus estagiários sub-remunerados usados como bucha de canhão pra lá. Não tenho mais paciência pra ficar lidando com desastres e stress crônico. 

Depois, milagrosamente consegui um emprego CLT que paga bem e onde trabalho pouco (agora, pois nas primeiras semanas de treinamento e "aclimatação" trabalhei sem folgas e de 10 a 12 horas por dia). 

Agora trabalho apenas 5 horas por dia, tranquilo, benefícios bons, salário bom e sempre pago em dia, empresa legal e atividade tranquila apesar de ser na área de TI também. Finalmente me sinto valorizado como profissional da área.

Espero que a gestão não seja trocada e o clima da empresa não mude.

Finalmente estou conseguindo juntar dinheiro pois estou livre de dívidas, enquanto penso no que investir, larguei a grana das contas inativas e da "herança" inesperada que recebi numa poupança e depois decido o que fazer com essa grana. Parece um sonho de criança que se realiza! 

Meus inquilinos continuam pagando os aluguéis pontualmente, meu pai parou de me dar trabalho com jogos de azar e apesar de fazer eu passar vergonha de vez em quando: agora deu pra se vestir de palhaço e ir fazer malabarismos e acrobacias pras criançadas na rua ou em eventos da associação de moradores do bairro! PQP! Kkkkkkkkk! Isso quando não liga seu amplificador no máximo com distorções bizarras e fica tocando porra nenhuma com sua guitarra ou violão desafinados.

Ele fala que sempre teve vontade de fazer isso e que agora que está "livre" da minha mãe vai fazer tudo o que sempre quis.  O velho agora vive na tranquilidade também: recebe duas aposentadorias, viaja todo mês e pratica natação e faz aulas de dança no intuito de se divertir, quando eu pergunto pra ele se ele pretende arrumar uma xoxóta pra casar de novo ele grita "NÃO!" e faz até o sinal da cruz! Kkkkkk!

E é isso amigos leitores! Em breve mais textos com minhas observações sobre a vida, dinheiro e trabalho na área de TI e afins!

Agora estou estudando sobre investimentos, banco de dados e em breve, pretendo lançar um site, aguardem...

Att Gerson Rav

        





   

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Carnalixo: a pior época para um cara introspectivo

Dias de cão no CARNALIXO


Olá amigos! Ultimamente estou ralando muito e minha vida deu uma reviravolta de 360 graus! Depois quando tiver tempo compartilharei com vocês as novidades.

Chegou a época do ano que eu mais detesto: CARNAVAL.

créditos da imagem visite: http://nacionalismoeconomico.blogspot.com.br/2013/01/desvantagens-de-um-pais-carnavalesco-ou.html


Como é ruim ser uma criatura introspectiva nascida num país em que quase todos se comportam como palhaços e comediantes a maior parte do tempo e o CARNALIXO é o clímax para os bonobos se manifestarem sua palhacites agudas sem nenhuma responsabilidade...

Isso me lembra um comentário meu aqui no blog:

 "o problema é que aqui no Brasil é que além do cara ter que ser um super-técnico com habilidades mutantes, o cara também tem que ter a habilidade e molejo de um passista de escola de samba, a irreverência afro-indígena de um comediante do Pânico na TV e a criatividade de um artista do Hermes e Renato para fazer a chefia e coleguinhas darem risada no expediente e nas happy-hours. 
Para os gestores e gerentes que dão o aval para o cara subir de cargo, não basta ser um funcionário sério e expert no que faz, tem que ser um falastrão como eles.
Quem manja mesmo de computação e afins dificilmente é um palhaço comediante de escritório pois está concentrado em resolver problemas e criar novas soluções."

 Meu bairro está uma merda com gente embriagada e drogada perambulando o dia e noite inteiros fazendo algazarras...

 Várias novinhas e novinhos entrando em coma após usar drogas e álcool, acho que uns 2 foram parar na bancada de inox do IML por exageros etílicos...

Acidente bizarros em pontos da pista que você olha e pensa: "como esse animal conseguiu bater o carro aqui!!!!"

Todo dia vejo restos humanos no asfalto ou calçadas, brigas cabulosas de bêbados e drogados acordando a gente de madrugada, aaaaaaaaaarrgggghhhhhh! Que lixo morar num país assim!

Enfim, espero sobreviver essa época escrota.

Até mais amigos! Em breve conto as novidades e obrigados a todos os que acompanham o blog mesmo ele estando sem novos textos!

 Ass: Gerson Rav    

sábado, 26 de novembro de 2016

MMN: pura picaretagem

Vou falar hoje sobre o famigerado MMN - Marketing Multi Nível, ou o famoso marketing de rede.
E já vou deixar bem clara minha opinião: MMN no Brasil NÃO FUNCIONA!

Como tudo que vem para o Brasil acaba sendo usado de forma errada, o MMN não podia ser diferente...
Seria muito legal, trabalhar com produtos legais que todo mundo gostaria de comprar, construir uma rede de afiliados e consumidores, despachar mercadorias para o país todo e fazer rolar muitas notas para os nossos bolsos e dos nossos afiliados, deixando todo mundo feliz e rico.

GRANDE ILUSÃO! O que mais vemos aqui no país em termos de MMN é sempre a mesma fórmula batida de picaretagem:

*empresas de fachada criadas somente para iludir os trouxas;
*produtos lixos ou inúteis que ninguém quer nem de graça;
*ganhos somente com a INDICAÇÃO de novos afiliados que tem que pagar TAXAS de adesão ou comprar um KIT com produtos físicos ou virtuais que não valem nada;
*empresas de MMN não duram mais que alguns meses;

Nem vou citar o famoso caso da TELEXFREE que está mais do que documentando na WEB para quem quiser saber mais.

ENTENDAM DE UMA VEZ SEUS CABEÇAS DE BAGRE:

O MARKETING MULTINÍVEL NÃO VENDE PRODUTOS, SERVIÇOS OU SOLUÇÕES:

ESSES PICARETAS DO MMN APENAS VENDEM ILUSÕES!

O PRINCIPAL PRODUTO DESSES SACANAS É A ILUSÃO DE VIVER UM ESTILO DE VIDA SURREAL QUE NA VERDADE, SOBREVIVE SUGANDO OS RECURSOS DE IDIOTAS E INGÊNUOS. 



Vou relembrar ou apresentar para vocês, algumas empresas de MMN que foram FIASCOS COLOSSAIS, mas que não tiveram tanta visibilidade  como a TELEXFREE:

MULTICLICK BRASIL

Lançada em meados de 2013, essa empresa picareta prometia ganhos diários de até R$30.000,00 para os cabeças de bagre que se dispunham à ficar no FACEBOOK, fazendo SPAM de anúncios idiotas e inúteis em um escritório virtual FULÊIRO.

Tinham que desembolsar R$600,00 para ser um afiliado e construir uma rede de pessoas que ficavam abaixo dele, e o picaretão ganhava uma porcentagem cada vez que conseguia algum cabeça de bagre à pagar os 600 reais pra fazer spam...

É claro que o FACEBOOK percebeu a PICARETAGEM dos estelionatários e bloqueou as páginas e o sistema da empresa fajuta que "pagava" para idiotas fazer spam diários.

Como todo esquema de pirâmide, o esquema sequer durou 2 anos, literalmente quebrada, parou de pagar os otários e logo em seguida, foi bloqueada e fechada pela justiça, mas como sempre, os donos do esquema já tinham limpado as contas da empresa e otários ficaram chupando o dedo olhando seus supostos "ganhos" por fazer "publicidade" no escritório virtual impedidos de fazer saques.

Vejam o vídeo abaixo de dois líderes na época arrebanhando otários, percebam a LÁBIA, o 171 nervoso dos caras! Vejam com atenção o relato do tiozinho que se dizia motoboy falido e que agora, estava ganhando 10 mil reais ao dia...
Diz aí se você quase não ficou convencido nessa papagaiada! São profissionais em atingir os anseios da massa:

Quando eu crescer quero ter essa lábia e carisma. (para ver os créditos do vídeo abra no YouTube)


Tá de brincadeira? Quem não quer ganhar R$30.000,00 por DIA mais R$900.000,00 por ano de comissão!

CLICK DREAMS

Outra patifaria do "MMN" brazuca: lançada em meados de 2014, a empresa que se dizia uma agência de publicidade digital, prometia lucros fabulosos para quem comprasse seus pacotes de "produtos digitais para revender", que consistiam em banners chulés, páginas mal feitas em templates baratos de HTML 4 entre outras infoporcarias que faria qualquer programador de fundo de quintal gargalhar!

Eram 4 pacotes e vejam os preços que absurdos:

INVESTIMENTO 
- Barão. . . .: 650,00 
- Conde. . . : 2.950 
- Príncipe. . : 17.700 
- Imperador.: 35.400



Vejam só que loucura! Um dos pacotes custava 35 mil e quatrocentos REAIS!!!!!! Agora um vídeo do presidente da empresa "ensinando" como revender os pacotes de lixo digital e FICAR RICO:

 
Como vender lixo digital de forma rápida e fácil! 
(créditos do vídeo abra no YouTube) 

Pra variar, a CLICKDREAMS também não durou 2 anos e conforme o ciclo normal de uma PIRÂMIDE, tão logo novas adesões pararam de ocorrer, a empresa começou a deixar de pagar os otários que entraram por último.

Até um famoso líder da finada TELEXFREE percebeu a falcatrua do sisteminha FAJUTO e CHULÉ da CLICKDREAMS aonde SEQUER era preciso estar logado nas redes sociais e o sistema não validava nada dos compartilhamentos que os otários faziam dos banners na ânsia de ganhar muito dinheiro com essa atividade de SPAM nas redes sociais, fora uma série de falcatruas que vocês podem conferir no vídeo abaixo:

    
Jogando fezes no ventilador. (créditos do vídeo abra no YouTube) 


Claro que existiram muitas outras empresas de MMN que eram pura PICARETAGEM e extorquiram muitos otários pelo Brasil, mas em todas é fácil de ver quando o esquema é PIRÂMIDE:

*só ganha quem consegue chamar mais otários para participar da rede, o produto geralmente é um lixo e ninguém quer nem de graça e só é adquirido para que a pessoa possa participar da empresa.

SIMPLES ASSIM AMIGOS!

Não saberia dizer se existe alguma empresa de MMN séria no Brasil. Mas como disse, verifique as dicas acima e caso as características batam com o que eu disse, fique sabendo que você pode estar entrando num esquema fraudulento de pirâmide! Fiquem espertos!

RECADO AOS AMIGOS LEITORES

Amigos, no momento, estou muito ocupado, trabalhando como PJ para duas empresas e ainda me preparando para tirar minha certificação ORACLE 11 G. Estou quase sem tempo. Os textos vão demorar mais para serem publicados mas o blog não vai acabar! Conto com vocês!

Agradecimentos ao amigo leitor: Sideghx Oficial  que sugeriu ou pediu minha opinião sobre o MMN. 
Valeu amigo! Boa sorte e não caia nesses esquemas! Não seja um 171!

Att Gerson Rav          

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Enquete: jogo QUIZ da blogosfera

Um texto curto apenas para divulgar a nova enquete do blog:

Qual jogo de perguntas e respostas você gostaria de jogar no seu Smartphone Android?

Basta responder na enquete ali do lado direito do meu blog, são várias opções.

Vou criar um App Android bem simples, um jogo QUIZ que nada mais é do que um questionário ao estilo Show do Milhão. Pretendo utilizar muitas figuras e sons para deixar o jogo divertido.

A opção que receber mais votos até o dia 15/12/2016 será o tema do APP que vou criar e disponibilizar para vocês baixarem gratuitamente.

Consegui negociar um horário hiper flexível como PJ numa parceria e assim conseguirei tempo para conciliar minhas várias atividades sem precisar matar o blog.

Conto com  o voto de vocês! Afinal, será um APP  da blogosfera.



Att Gerson Rav 

    


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O software desenvolvido pelo Capeta

O software de análise de produtividade que pulverizou diplomas e certificados de nerds e geeks que desfrutavam de regalias que não existem mais... 

Olá leitores, como sabem sou da área de TI e amarguei vários anos em cargos menores em empresas de TI e Telecom antes de conseguir um cargo melhor e depois, desiludido e cansado  larguei tudo e cai na vida de autônomo.

Alguns anos atrás eu trabalhava como um humilde analista de suporte à sistemas financeiros no modo remoto para usuários de um sistema de contabilidade complexo o suficiente para as equipes de TI das empresas enlouquecerem tentando configurar por conta própria.

A nossa equipe era formada por 72 pessoas divididas em dois andares: metade recebia as ligações do Brasil e do mundo e a outra metade realizava o suporte entrando em contato com os usuários que enviavam e-mails solicitando ajuda e relatando problemas, ou seja: metade da equipe fazia suporte estilo receptivo e a outra metade estilo ativo, uma verdadeira pastelaria de TI misturando suporte técnico, programação e telemarketing...  O ponto positivo era que tudo era manual. 

O atendimento não tinha limite de tempo e não existiam neuras com produtividade: o bom atendimento prestado e principalmente a solução de problemas eram prioridades para o CEO que era responsável pela empresa no Brasil. 

O suporte prestado não era assim tão simples: você tinha que ter um conhecimento acima do intermediário de XML, Javascript e até de SQL.

O salário era bem acima da média por causa que lidávamos diretamente com os departamentos de TI das empresas e bancos que utilizavam nosso sistema.

Quem entrava em contato conosco geralmente eram os caras dos departamentos de TI das empresas e bancos que usavam esse sistema: arrogância e falta de educação eram constantes pra cima da gente pois esses carreiristas de grandes empresas varejistas e bancos não admitem que não sabem configurar algo, não possuem a humildade de ligar dizendo: "Pô cara, me enrolei tentando configurar esses sistema, pode me ajudar por gentileza?".

Nossa equipe conseguia levar de boa a árdua tarefa de dar suporte e até que era tranquilo: o sistema de atendimento era simples para facilitar nossa atividade, sem firulas e frescuras, era quase tudo feito manualmente e não existiam metas por tempo de atendimento ou quantidade de problemas resolvidos.

Alta produtividade é boa e todos nós queremos, mas quando são implantadas técnicas de gestão e racionalização extrema, voltamos ao tempo da escravidão, ficamos robotizados, esquecemos que somos humanos e não máquinas.   


O ambiente era de descontração, um ajudava o outro, tínhamos tempo para virar para o lado e conversar amenidades, olhar pela janela e ver pássaros no parapeito, ir ao refeitório tomar um cafezinho para distrair a mente e descansar os olhos e ouvidos, era tranquilo. 

Mas... o CEO gringo da empresa foi substituído e em seu lugar entrou um lunático, um psicopata bitolado por metas, metas e metas.

Do nada recebemos uma notificação anunciando mudanças em nosso setor maneiras de prestar suporte.

Implantaram um software que parecia que tinha sido desenvolvido pelo Satanás: o negócio escutava, computava e calculava TUDO o que nós do suporte fazíamos...

O sistema maldito ouvia nosso atendimento, computava tudo o que era digitado, computava todo o tempo ocioso do TECLADO, do MOUSE e do TELEFONE.

Fazia cálculos mirabolantes como por exemplo classificava quais frases e palavras que usávamos consumiam mais tempo de atendimento e geravam tempo improdutivo...

Até aê tudo bem, nem nos incomodamos muito, nessa primeira fase, apenas notamos que a galera da gestão estava toda empolgada falando em planilhas, metas e produtividade, que esse sistema iria aumentar a produtividade da equipe em 400%...

ATENÇÃO: A figura do BEASTIE que utilizei aqui é apenas para divulgar sistemas Open Source, o FREEBSD é um sistema fantástico que uma vez que está rodando num server dificilmente vai dar pau.  OBS: esse "capetinha" da figura é o BEASTIE, o mascote do FREEBSD um sistema Open Source ótimo e ideal para servidores. A figura do Beastie é uma brincadeira com os "daemons" que são os processos do FreeBsd.  USEM FREEBSD em suas redes, ele é um dos melhores!     


O sistema de análise de produtividade funcionou assim: depois de computar nossas atividades durante 6 meses seguidos, o diabólico sistema calculou tudo e através de algoritmos e tecnologia moderna de IA analisando os dados computados gerou um relatório maldito que alterou nossa rotina para sempre..

O sistema do capeta indicou que ao invés da equipe ter 72 pessoas deveria ter apenas 16 pessoas...

A segunda fase foi implantada: as 16 pessoas apontadas como as mais produtivas da equipe (eu me incluo nessa turma), foram separadas numa célula especial de testes aonde o SISTEMA DO CAPETA foi implantado de forma INTEGRAL: 

O sistema maldito além de computar tudo o que fazíamos, ainda AUTOMATIZAVA as atividades de atendimento da ligações: 8 pessoas recebiam ligações no modo receptivo enquanto as outras 8 atendiam LIGAÇÕES AUTOMATIZADAS AGENDADAS e realizadas pelo próprio sistema do CAPETA após recebimentos de chamadas que caiam ou que passavam mais de 10 minutos da fila de atendimento dos caras do receptivo... 

O sistema captava os números de telefones de quem ligava e não conseguia atendimento e distribuía esses números numa fila e ligações eram realizadas de forma autônoma pelo próprio sistema que rastreava quem estava OCIOSO no momento... Direcionava essas ligações tanto para os caras do ativo quanto para os do receptivo.     

Nossas vidas viraram um INFERNO da noite para o dia.  

Acabou-se o clima agradável que reinava no ambiente, não existia mais tempo livre para virar para o lado e conversar sobre outra coisa, não dava para tomar aquele cafezinho revigorante pra tirar o sono pós almoço, sequer tínhamos tempo para engolir a saliva e respirar!


Os outros 56 caras foram todos para rua: os dois andares que abrigavam as 72 pessoas foram desativados e nós os 16 PRODUTIVOS fomos enfiados no meio da galera da QUALIDADE...

Os gestores envolvidos na implantação dessa nova forma de tortura davam pulinhos de satisfação cada vez que o CEO gringo elogiava por e-mail ou videoconferência as alterações que o poderoso software da análise de produtividade e automação estava fazendo pois a empresa estava economizando muitos U$ com a demissão dos 56 analistas demitidos e a desativação de dois andares que custavam milhares de reais com aluguel...                   

Depois desse sistema implantado nem preciso dizer que o suporte parecia mais um campo de concentração nazista: não havia conversas amenas para dar um respiro, não havia mais tempo para nada, nós os 16 coitados atendíamos sem parar, como robôs seguíamos à risca scripts sugeridos pelo SISTEMA DO CÃO para evitar sermos apontados como IMPRODUTIVOS...

Ai tudo ficou uma merda: era gente ficando doente, outros faltando direto, alguns tacando o foda-se...

Eu ainda aguentei mais um ano e quando pedi demissão a equipe já estava destruída pelo sistema: o novo relatório apontou que eram necessários somente 12 pessoas atendendo no suporte...

O mais bizarro era que apesar do volume de clientes e em consequência os chamados do suporte aumentarem sempre, o SISTEMA DO CAPETA não sugeria ou apontava que a equipe precisava de mais analistas... A gente vivia sobrecarregado e esgotados.

Nem sei mais como esse empresa está, só sei que fiquei aliviado e menos tenso após pedir demissão de lá.         

Depois consegui trampo em outros lugares menos tensos e até consegui melhores cargos em funções diferentes.

E vocês, o que pretendem fazer após seus empregos ou atividades serem alteradas, precarizadas ou ubertizadas por softwares ou apps sinistros? 

Att Gerson Rav  



  

domingo, 6 de novembro de 2016

Meu Livro e minha HQ: dois fiascos colossais...

Boa tarde amigos leitores! Conforme eu havia prometido, hoje vou contar sobre minha tentativa de viver "da minha arte"  arriscando meu pouco dinheiro e reputação perante meus parentes no lançamento de um livro e de uma HQ que foram um fiasco em vendas...

Apesar das dificuldades financeiras que me acompanharam desde o berço, eu sempre tentei melhorar minha situação pessoal e financeira, sempre buscando conhecimento em livros, cursos baratos, palestras gratuitas e mantendo contatos com pessoas que obtiveram um mínimo de sucesso em suas empreitadas.

Foi numa palestra na biblioteca municipal do bairro que aprendi sobre diagramação e criação de fanzines que tomei gosto pela "arte" de criar textos, personagens e jornalzinhos.

Desde criança adorava desenhar e até os 16 anos eu "publicava" juntamente com minha irmã alguns fanzines que misturavam histórias em quadrinhos e notícias do bairro, saca só os nomes: "The small drunk!" e o jornaleco de fofocas e intrigas "Pintou Sujeira!", minha irmã e eu no inicio usamos uma máquina de escrever e depois, um computador com Windows 95 com uma multifuncional Lexmark caindo os pedaços para produzir e reproduzir os tai fanzines.

Era uma diversão: com muito custo conseguíamos os materiais para fazer "nossa arte", após as aulas íamos desenhar, diagramar e digitar os textos, depois saiamos pelo bairro tentando vender.

Quase ninguém comprava, a maior parte era trocada por mais folhas de sulfite e doces do que vendidas, mas era uma diversão: a molecada adorava ver as caricaturas bizarras que a gente desenhava retratando os moradores mais comédias do bairro, inclusive lembro que no exemplar do "The small drunk!" em que cobrimos a saga de um pedófilo do bairro fez muito sucesso e vendemos muitos fanzines. Tive o gostinho de me sentir como um editor de revistas e jornais...

Até tentamos conseguir uns patrocinadores que quisessem anunciar seus comércios em nossas páginas mas nenhum adulto daquele tempo levava à serio duas crianças, ainda mais num bairro chulé e atrasado como o nosso.

"Somente os filhos da elite ainda sabem para que servem esses objetos, deixem a massa perder tempo com conteúdo gratuito de lixo digital e entretenimento barato. O conhecimento genuíno não é de graça e não está fora dos livros."


Bom, o tempo passou, surgiram novas responsabilidades e a brincadeira de criança de ser editor de jornal foi deixada de lado, minha irmã seguiu a vida dela e eu a minha.

Depois de anos, eu estava trabalhando e recebendo muito pouco, estava quase entrando em depressão, sem vontade de nada, apenas ia de casa para o trampo e do trampo para casa, parecia que minha vida não tinha mais sentido, estava perdendo a graça de viver.

Num domingo de folga (nessa época eu trampava de segunda à sábado) resolvi arrumar meu quarto, foi quando ao mexer numa pilha de papéis que desabou em minha cabeça, me caiu nas mãos um empoeirado exemplar do meu jornaleco infanto-juvenil o "Pintou Sujeira", ao bater os olhos na capa aonde eu tinha desenhado um tiozinho do bairro que causava muita confusão quando bebia cachaça e ao ler a matéria de capa: "Titio Jamilton enche a cara e sai pelas ruas do bairro com o pau na mão!", um turbilhão de emoções e lembranças trouxeram novamente uma visão colorida sobre a vida.  

Eu pensei na hora: "Agora tenho recursos para fazer algo parecido, mas dessa vez mais profissional!".

O sonho de criança de criar e vender voltou com força total!

E lá fui eu pesquisar sobre registro de obras, preço cobrado por gráficas e demais assuntos pertinentes à publicação de um livro ou revista.   
                  
Gastei mais dois anos até o lançamento de um livro e de uma revista em quadrinhos. Reuni os textos que eu escolhi e levei para uma professora revisar e corrigir os erros, já a revista em quadrinhos gastei mais dinheiro para registrar os personagens do que com a revisão dos roteiros, como nessa época eu quase não tinha tempo para nada, tive de pagar um desenhista para que ele desenvolvesse a arte sobre meus roteiros.

A professora eu já conhecia e o desenhista conheci numa rede social numa página de freelas. O cara conseguiu reproduzir com perfeição meus traços e gostei muito do trabalho dele.

Sobre o quê era o livro? Era nessa mesma linha do meu blog, produzi textos questionando alguns estilo de vida, a modernidade, alguns contos e sátiras no estilo Revista Mad sobre empregos ruins, politica e subempregos mal remunerados. Ambos os trabalhos refletiam minha vida na época e meus questionamentos sobre nossas vidas nesse país lerdo que é o Brasil.  

Já na HQ eu criei alguns personagens que viviam num mundo distópico, as tramas se passam numa época em que hábitos que hoje nós consideramos normais, são completamente proibidos e passíveis de pena de morte. Um mundo completamente dominado por regras definidas por máquinas e algoritmos com vida própria.

Lembrando que na época a Internet não era muito acessível, YouTube e Blogger praticamente eram ilustres desconhecidos de 97% da população brasileira.

Trabalhei um ano para poder cobrir as despesas com a gráfica, registro do livro, da revista e dos personagens, ou seja, muita ralação. 
      

O FIASCO

Claro que quando a gente cria alguma coisa nesse mundo, vamos querer que esse algo criado seja reconhecido como algo de valor, que as pessoas gostem, que elas queiram comprar.

Eu queria pelo menos ter o retorno do que gastei, mas o mais gratificante na época lembro que foi o PROCESSO todo de criar, chamar outras pessoas para participar, negociar com a gráfica e procurar os lugares quentes para divulgar o trabalho.

Após muito trabalho consegui um lugar numa feira de livros que ia ocorrer num lugar "nobre" de SP, juntamente com mais dois caras independentes rachamos a conta de um espaço ou estande nessa feira para divulgar e vender nossos trabalhos nos 3 dias dessa feira. Ficou muito barato o aluguel do estande pois foi dividido entre 3 pessoas.

No dia da feira estava lá eu todo empolgado com meus livros e revistas brilhando com cheiro de novo e... foi aquele FIASCO COLOSSAL.

Não tinha como competir com os outros estandes da feira: todo mundo só queira saber dos famosos livros gringos traduzidos que eram a "onda do momento"...

Isso sem citar que o BOOM do momento também eram os livros de AUTO-AJUDA escritos por espíritas famosos e aqueles livros chulézentos água com açúcar do Paulo Cúelho.   

Até participei da apresentação de novos autores pegando no microfone e falando algumas palavras de apresentação dos meus trabalhos mas poucas pessoas prestaram atenção: tinha uma mulher vestida de algum personagem de livro gringo, ela estava distribuindo doces...

Nos dois primeiros dias não vendi nada, nem um livro ou revista sequer, somente no terceiro dia é que consegui vender 3 livros e 4 revistas. Os caras que estavam comigo vendendo seus livros também tiveram um péssimo resultado.

Depois, até tentei publicar meus quadrinhos e textos em revistas, jornais e sites: sequer respondiam de volta, ignoravam por completo minhas propostas.

Levei uns 8 anos para vender quase todos os exemplares, hoje guardo alguns de recordação, mas o que importa é que tenho o direito sobre os personagens e textos, vai que um dia eu resolva publicar de novo ou alguém ache interessante e queira usar...

Fica a reflexão: fiz algo que eu gostava, tentei, arrisquei mas não consegui sucesso e reconhecimento, não invejando mas vejam só, se você nasce filho de alguém que é famoso, que tem influência  e é poderoso você vai ter sucesso em tudo o que você empreender, à despeito da qualidade da sua criação (vejam os filhos de artistas brasileiros por exemplo), agora se você é um completo desconhecido, filho de desconhecidos, vai ter de RALAR MUITO, vai ter que persistir e quase se autodestruir em busca do sucesso e reconhecimento, quando muito, vai aparecer no programa chulé do GERALDO LUÍS pagando de FRACASSADO pra ganhar um banho de loja e um ano de cesta básica... Desisti porquê tenho mais o que fazer e nesse país maluco quem é que liga, quem é que consome obras e textos que levam ao questionamento da realidade deprimente em que sobrevivemos?

Uma prova disso: canais do YouTube com mais inscritos são aqueles de gente comendo amoebas, enfiando a bunda num formigueiro, congelando partes do corpo com aerosol, pregando pregos na palma da mão, cortando placa do YouTube, agora vai procurar um vídeo-documentário caseiro sério e bem feito sobre ALAN TURING e sua máquina para ver se você encontra algo de qualidade produzido por brasileiros: NÃO ENCONTRA, vai encontrar somente em canais produzidos por chilenos, russos, chineses e até jordanianos.   

Talvez um dia eu ataque de funkeiro, piadista ou escreva um livro mágico que revela a prosperidade em 5 peidos... pois é só isso que faz sucesso e atrai a massa nesse nosso país caricato.

Att Gerson Rav